(54) 3324-3666
Blog agross
5 de junho de 2023

Pecuária moderna: o que é, quais seus benefícios e principais tendências?

Com os constantes avanços da tecnologia e o surgimento de práticas de manejo cada vez mais avançadas no campo, a pecuária moderna tem se tornado uma tendência crescente no mercado de criação animal.

Seu objetivo é agregar padrões maiores de eficiência e produtividade, a fim de atender a crescente demanda por alimentos de origem animal de maneira ainda mais produtiva, lucrativa e sustentável.

Mas afinal, como a pecuária moderna se caracteriza? Quais suas principais tendências? Como ela pode beneficiar minha propriedade? A seguir, confira os detalhes mais importantes que você precisa saber sobre o assunto.

O que é pecuária moderna?

A pecuária moderna, como o próprio nome sugere, consiste no uso de técnicas avançadas e de recursos tecnológicos voltados à otimização da produção de carne, leite e outros produtos animais.

Como citamos, ela visa tornar os processos de criação mais precisos e eficientes. Isso impacta diretamente na sua produtividade e lucratividade. Além disso, graças ao maior controle e otimização das operações, elas também se tornam mais sustentáveis.

Esses ganhos podem ser obtidos por meio de inúmeras práticas. Elas incluem desde o controle nutricional dos animais, até o melhor aproveitamento dos espaços de criação, técnicas de reprodução, recursos voltados à saúde e bem-estar animal, e assim por diante.

Basicamente, a diferença entre a pecuária moderna e tradicional está nos índices de produtividade. Isso porque, a primeira engloba ações coordenadas para um manejo mais eficiente do gado. Já a segunda tem padrões de controle, sanidade e qualidade ocasionais.

Quais suas principais tendências?

A pecuária moderna não diz respeito somente a um padrão produtivo. Na verdade, ela pode englobar diversas técnicas, que variam conforme cada propriedade, seus objetivos e recursos disponíveis. 

Independentemente das ferramentas ou processos utilizados, o objetivo é sempre potencializar a produtividade e a qualidade do produto final. Entre as principais tendências da área, destacam-se:

  • Sistemas de gestão: por meio de sistemas e aplicativos específicos, é possível ter mais controle sobre o gado e suas áreas de criação, controlando aspectos como alimentação, sanidade e reprodução de maneira mais precisa;
  • Recursos de monitoramento: para monitorar o gado e suas demandas, é possível utilizar brincos eletrônicos e sensores móveis, que disponibilizam informações em tempo real para que o pecuarista faça todo o controle no sistema;
  • Contratações sob demanda: dependendo da fase de criação, a propriedade pode depender de mais ou menos peões. Por isso, a contratação de diaristas é crescente na pecuária moderna, pois economiza em mão de obra sem comprometer a produtividade; 
  • Bem-estar animal: as práticas de manejo focadas na qualidade de vida do gado são essenciais para prevenir doenças, agregar qualidade ao produto final e atender à demanda dos consumidores por criações conscientes;
  • Estratégias de nutrição: por meio de rações e suplementos nutricionais específicos, a alimentação do gado é focada em um maior desempenho produtivo, na saúde dos animais, na redução de custos e otimização da rentabilidade;
  • Maior produção por hectare: o Brasil tem diversas áreas agricultáveis. Contudo, muitas estão degradadas pelo mau uso da terra. Para otimizar o uso de pastos para a criação de rebanhos, a pecuária moderna também foca em práticas de recuperação de solo.

Para maximizar resultados e garantir uma produção mais competitiva, os pecuaristas têm diversos recursos à disposição, capazes de garantir um maior controle e monitoramento da propriedade, bem como um melhor aproveitamento de recursos.

Por que a pecuária moderna é vantajosa?

pecuária moderna - agross do brasil

Como você pôde ver, a pecuária moderna pode agregar uma série de benefícios. Por isso, é essencial ficar atento aos seus avanços. Assim, você consegue avaliar os recursos que já pode implementar na sua propriedade.

Afinal, com ela, há um aumento significativo na eficiência produtiva, rentabilidade, na redução de custos, na melhoria da qualidade dos produtos e até na valorização do bem-estar animal e da sustentabilidade. 

Mais que um diferencial competitivo, a modernização da pecuária é um processo contínuo. Ou seja, ela já está ditando os novos padrões do mercado. Ou seja, não há mais espaço para negligenciá-la.

Se você quer aderir aos principais avanços do setor, comece pela otimização da nutrição do seu rebanho. Com uma boa suplementação, você otimiza a produtividade do gado, seus padrões de saúde, qualidade de vida e a própria excelência do produto final.

A Agross é referência no assunto e oferece uma linha completa de nutrição. Com nossos misturadores, você garante uma ração mais homogênea e adequada às demandas específicas do seu rebanho.

Quer dar o primeiro passo para desfrutar dos benefícios da pecuária moderna? Entre em contato com a equipe da Agross! Estamos à disposição para apresentar todos os diferenciais das linhas Bestmix, Turbomix e Nitromix.

Leia Também

O Vollverini é o primeiro descompactador giratório para agricultura do mundo. Este implemento é ideal para as técnicas de plantio direto, devido às suas hastes curvas, e tem ajudado agricultores e pecuaristas de diferentes regiões do Brasil com os seus variados benefícios para o solo.

Quer saber mais sobre o implemento e descobrir porque ele vem revolucionando o setor do agro? A seguir, conheça as características, benefícios, aplicações e principais especificações técnicas do Vollverini.

Conheça o primeiro descompactador de solo giratório com sistema rolo faca do mercado

Fabricado pela Agross, e sendo o primeiro descompactador de solo giratório com sistema rolo faca do mercado, o Vollverini é ideal para o plantio direto. Assim, é possível preservar a estrutura do solo, assegurando a retenção e maior infiltração de água na lavoura por meio dos sulcos desencontrados promovidos pelas hastes curvas.

O sistema Vollverini melhora o sistema radicular das plantas e evita erosões, mesmo em terrenos inclinados. Por isso, seu uso é ideal para solos compactados por pisoteio de gado (em meio ao plantio de braquiária, gramíneas, cobertura verde e dessecada) e para recuperar pastagens.

Características e Benefícios do descompactador giratório para agricultura

Ideal para Plantio Direto

O descompactador giratório para agricultura é ideal para o plantio direto, pois com ele, você preserva a estrutura do solo, mantendo a palha do plantio direto toda no nível superior, e deste modo, assegurando a retenção e maior infiltração de água na lavoura por meio dos sulcos desencontrados promovidos pelas suas hastes curvas.

Nivelamento do solo

Para preservar a integridade do solo e garantir uma colheita mais produtiva, suas hastes possuem 45cm de comprimento e penetram em até 42cm de profundidade no solo, dessa forma, ocorre a quebra dos torrões e mantém a cobertura da palha intacta.

Retenção de água 

Além disso, como garantir o nivelamento do solo, o Vollverini também é eficaz para realizar a manutenção da umidade do solo. Ou seja, com as hastes curvas, é possível criar sulcos que retêm 100% da água, deste modo, garante a terra fértil, mesmo em longos períodos 

de seca, garantindo até 60 dias de resistência em período de crise hídrica.

Economia de combustível

Com o descompactador de solo Vollverini, é possível reduzir significativamente o esforço do trator, devido ao seu sistema giratório. Assim, faz com que o equipamento consuma bem menos combustível.

Resistente, compacto e de fácil manuseio do descompactador giratório para agricultura

Como é compacto e fácil de manusear, o produto se destaca pela sua facilidade de uso através de uma operação simples e descomplicada. Desta forma, se torna ideal para produtores rurais de todos os tamanhos. Além disso, também possui longa vida útil, o que o torna uma excelente opção para quem procura um equipamento resistente e de alta qualidade.

Como são as especificações técnicas?

Se você ficou interessado nas vantagens oferecidas pelo Vollverini, provavelmente está se perguntando como são as suas características técnicas. Confira as principais delas:

  • Potência de 15 a 20 CV, dependendo do lastro do trator por linha de haste. Atenção: Poderá acontecer alterações na potência dependendo das condições do terreno.
  • Pneus de alta flutuação.
  • Profundidade de trabalho de 40 a 45 cm.
  • Velocidade de trabalho de 5 a 7 km/h.
  • Um chassi tubular.
  • Rodados laterais para transporte e regulagem de profundidade.
  • Dois cilindros hidráulicos de levante do equipamento.
  • Dois eixos contendo neles 32 garras curvadas, desencontradas e parafusadas no eixo central, com penetração no solo (até 45 cm), promovendo a abertura de fendas.
  • Duas caixas de areia, servindo para dar peso extra ao equipamento.
  • Um rolo faca traseiro oscilante, para quebra de torrões, derrubada da palhada, bem como nivelamento do terreno (com sistema de levante hidráulico: utilização opcional).

Agora que você já conhece todos os benefícios do Vollverini, converse com um consultor da Agross, tire suas dúvidas e solicite um orçamento.

7 de maio de 2024

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Produtos em Destaque

Kit Plantio Tornitec Agross

Menos trabalho e mais rentabilidade no campo

Vollverini

Descompactador Giratório para Agricultura