(54) 3324-3666
Blog agross
25 de julho de 2023

Fase de recria de bovinos de corte: qual sua importância e como ter sucesso?

A fase de recria de bovinos de corte é uma das mais importantes de todo o manejo produtivo. Situada entre as etapas de cria e engorda, ela é essencial para que o gado se desenvolva e expresse ao máximo seu potencial genético.

Realizar esse estágio corretamente é essencial para maximizar o retorno financeiro e qualitativo na pecuária. Contudo, muitos produtores ainda não dão a devida atenção à sua importância e nem conhecem suas boas práticas.   

Mesmo que esse não seja o seu caso, vale a pena reforçar as particularidades sobre a recria e conhecer as principais indicações para que ela seja bem-sucedida. Este artigo trata justamente sobre isso! Acompanhe.

O que é a fase de recria de bovinos de corte?

A fase de recria de bovinos de corte começa quando os animais são desmamados, com cerca de 7 ou 8 meses. Ela se estende até a idade de aproximadamente 2 anos, quando eles estão prontos para entrar na etapa de engorda. 

Durante esse estágio, os bezerros são separados das mães e inseridos em uma dieta de pasto e suplemento. O foco é que eles consigam desenvolver da melhor forma a sua musculatura e sistema imunológico. 

Inclusive, o equilíbrio da nutrição é imprescindível para o gado nessa fase. Afinal, é uma boa alimentação que melhora o desempenho na engorda e garante a produção de uma carne com máxima qualidade. 

Qual a sua importância?

O principal objetivo da fase de recria de bovinos de corte é maximizar os ganhos pecuários, antecipando o estágio de engorda. Ao realizar essa etapa corretamente, o animal estará nas condições ideais para ter um bom desempenho na terminação.

Mais que potencializar a lucratividade, essa etapa garante outras vantagens aos produtores. Por exemplo, um ciclo bem executado de recria e engorda otimiza o giro no estoque de gado que é mantido na propriedade entre os períodos de desmame e abate. 

Além de tornar a produção mais rápida, esse maior giro ainda favorece o aumento de suporte. Segundo dados divulgados pela Revista Agropecuária, com um rebanho mais leve, o sistema de recria consegue suportar cerca de 28% a mais de gado na mesma área.

Vale ressaltar que esses ganhos são somados à maior qualidade do produto final. Afinal, os bovinos recebem tudo o que precisam em termos de ambientação e nutrição para que entrem na fase de engorda da maneira mais adequada possível.

Como se não bastasse, a recria também aprimora a produtividade de todo o sistema de criação. Isso porque, seu manejo reduz a carga nas pastagens quando a forragem está em estado crítico nos períodos de seca.

Como ter sucesso nessa etapa?

Charolais beef cattle bull calves in a farm

O primeiro passo para a implementação correta da fase de recria de bovinos de corte é incluir o custo de ágio no seu planejamento. Ele diz respeito à diferença entre a arroba do bezerro e a arroba do boi magro ou gordo.

Isso porque, o preço do bezerro costuma ser maior se você considerar os valores absolutos. Por conta disso, é importante incluir o custo com ágio nos controles financeiros da produção. Assim, você garante que terá condições de repor os novos ciclos.

Outro ponto de suma importância é prezar pelo manejo sanitário da propriedade. Isso é essencial para prevenir doenças que comprometem o ganho de peso dos animais. O mesmo vale para proteger a qualidade do produto final e a saúde dos consumidores.

Portanto, mantenha a vacinação do gado sempre em dia. Além disso, preze pela correta higienização das instalações utilizadas pelos animais, administre vermífugos e suplementos contra parasitas, entre outras medidas.

Por fim, lembre-se que uma boa nutrição é a chave para que a fase de recria de bovinos de corte seja bem-sucedida. Ela precisa ser a sua maior prioridade, já que está diretamente ligada à otimização do desenvolvimento e à prevenção da perda de peso do gado.

Para isso, é necessário fornecer uma ração de altíssima qualidade e complementá-la com uma boa suplementação alimentar.

Otimize a fase de recria com a Agross!

bestmix - vagão misturador - agross do brasil

Os vagões misturadores da Agross do Brasil têm tecnologia de ponta, desenvolvida a partir de nossa vasta experiência sobre as demandas do campo. Com isso, eles oferecem os melhores padrões do mercado quando o assunto é alimentação animal. 

Com eles, você garante uma dieta balanceada para o rebanho, com máxima homogeneidade e uma mistura sob medida para as suas necessidades nutricionais. Além disso, nossos equipamentos são mais rápidos, práticos de usar, têm mais robustez e mecânica simplificada.

Otimize a fase de recria de bovinos de corte com a melhor tecnologia de nutrição animal do país! 

Entre em contato com a equipe da Agross para saber mais sobre a linha de vagões horizontais Bestmix e peça o seu orçamento. 

Leia Também

O Vollverini é o primeiro descompactador giratório para agricultura em todo o mundo. Ele permite que a estrutura do solo seja preservada no plantio direto, assegurando a retenção e maior infiltração de água na lavoura por meio dos sulcos desencontrados promovidos pelas hastes curvas.

Após anos de desenvolvimento, os resultados com o Vollverini foram testados e aprovados, não só pela Agross mas pelos clientes que foram beneficiados com essa tecnologia inovadora! Suas 6 hastes paralelas de 45 cm de comprimento são responsáveis por descompactar o solo de baixo para cima.

Quais os principais diferenciais da máquina?

Vamos destacar os 4 principais ganhos com o uso do Vollverini e seus resultados.

Sistema efetivo

Em primeiro lugar queremos ressaltar o trabalho realizado pela máquina através do seu sistema mecânico, promovendo a abertura de sulcos (9/m²) e trincamento do solo (nos entre-sulcos). E além disso, o maior objetivo do Vollverini é manter a estrutura, as bases do solo, para que, quando as chuvas não venham imediatamente depois da passagem da máquina, o trabalho de descompactação não seja comprometido.

Aeração intensa

Outro grande atributo é que a abertura dos sulcos e o trincamento do solo promovem uma intensa aeração (processo que proporciona a melhoria da qualidade do solo). Primeiro, assegurando a liberação das micotoxinas retidas no solo ao longo dos anos devido ao intenso uso de fertilizantes químicos. Ao mesmo tempo, garante a entrada de ar neste solo, o que proporciona a melhora da biota, ou seja, um revigor dos micro-organismos vivos, extremamente importantes para o desenvolvimento das plantas.

Absorção vertical da chuva

Destacamos também que a absorção da água será total durante a queda da chuva devido aos sulcos e trincas em formato vertical. Dessa forma, a água é conduzida para o interior do solo, primeiro: evitando todo e qualquer tipo de erosão; segundo: formando micro reservatórios de água no solo, extremamente importante para os momentos de estresse hídrico, além de estar contribuindo com o processo de descompactação e atração das raízes das plantas devido a umidade mantida nesses locais, proporcionando um melhor desenvolvimento. 

Sistema radicular mais profundo

O quarto e último atributo que enfatizamos é a importância do processo de descompactação equilibrada por sulcos e trincas e manutenção da estrutura do solo, no que tange a facilidade de descida do sistema radicular das plantas. Elas encontrarão um caminho aberto, evitando assim o enovelamento das raízes, ou seja, na impossibilidade de penetração elas apenas circundam, não buscando aqueles micronutrientes que se encontram em camadas mais profundas.

Uma das vantagens percebidas com este processo de formação de um sistema radicular mais profundo, é que quando no final do ciclo vegetativo desta planta, em meio ao solo permanecerão estas raízes, que ao deteriorar-se, manterão ao sulco, muito importante para a melhoria da porosidade do solo, consequentemente continuidade da aeração.

Benefícios de usar o Vollverini

O Vollverini melhora o sistema radicular das plantas e evita erosões, mesmo em terrenos inclinados. Seu uso é ideal para solos compactados por pisoteio de gado (em meio ao plantio de braquiária, gramíneas, cobertura verde e dessecada) e para recuperar pastagens.

  • Ideal para terrenos compactados por pisoteio de gado
  • Mantém a palha em nível superior, garantindo a retenção do solo
  • Assegura a retenção da água na lavoura através dos sulcos desencontrados promovidos pelas hastes curvas
  • Reduz o esforço do trator devido o seu sistema rotativo
  • Evita a erosão do solo
  • Remoção equilibrada do solo, que preserva seu nivelamento e estrutura
  • Possuem pneus de alta flutuação que não danificam o solo enquanto a máquina passa pelo terreno

Características da máquina

Os modelos disponíveis podem variar o tamanho e capacidade de trabalho de acordo com a necessidade do plantio. A largura do plantio do Vollverini pode atender entre 2, 3 ou 4,5 metros, além das variações de 3 metros pró (tandem) e canavieiro. Além disso, também há variação no comprimento da máquina e na  potência requerida.

Faça o download do folheto técnico agora mesmo e compare os modelos para escolher o seu!

Conheça a história de sucesso do Jhonatan

O engenheiro agrônomo Jhonatan Orsolin, de Palmitos, Santa Catarina, testou e comprovou os resultados do Vollverini na sua lavoura. Ele dividiu o terreno em duas partes, onde comparou o trabalho do Vollverini versus um descompactador convencional em linha e os resultados com a máquina Agross foram surpreendentes!

As plantas que cresceram ao lado que o Vollverini trabalhou eram mais altas, robustas e suas raízes eram mais fortes e profundas. 

“Quando entramos no lado em que o Vollverini trabalhou, percebemos que a capilaridade do solo conservada, ajudou muito nos primeiros trinta dias de estiagem. Que foi o que deu toda a diferença. […] Com o Agross, a capilaridade do solo natural fez com que a água subisse e chegasse até as raízes nos primeiros trinta dias, que é a fase mais crítica, em que a planta precisa da água” – Jhonatan Orsolin, Engenheiro Agrônomo.

E aí, gostou da nossa solução em descompactação do solo? Quer tirar suas dúvidas sobre a máquina e saber mais detalhes? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas!

21 de fevereiro de 2024

Produtos em Destaque

Kit Plantio Tornitec Agross

Menos trabalho e mais rentabilidade no campo

Vollverini

Descompactador Giratório para Agricultura