(54) 3324-3666
Blog agross
20 de dezembro de 2023

Plantabilidade: Aumente a produtividade da sua lavoura e lucre mais no plantio de verão 

Você sabia que a plantabilidade no plantio de verão pode te ajudar a aumentar a produtividade da sua lavoura? O disco de corte para plantadeira Kit Plantio da Agross pode ser a ferramenta que vai transformar a sua operação.

A safra de verão possui grande impacto no faturamento anual de muitos produtores. Geralmente, o faturamento resultante das safras de inverno e entressafra apenas somam ao lucro obtido a partir do cultivo das culturas de verão.

Por esse motivo, é natural que o produtor invista mais nas culturas de verão para aproveitar o potencial produtivo e o retorno financeiro obtido a partir dessa safra.

Entretanto, alcançar uma safra produtiva e com grãos de alta qualidade é um objetivo comum a todos os agricultores. Porém, para atingir essa meta, é essencial que o agricultor esteja atento a vários fatores relacionados à sua lavoura, os quais desempenham um papel crucial na germinação das sementes e no crescimento inicial das plantas.

Dentre esses fatores, a plantabilidade dos grãos se destaca, pois tem um impacto direto no desempenho geral da cultura. Portanto, compreender o significado desse conceito e como ele opera é de extrema importância para aumentar a produtividade e a eficiência no desenvolvimento da sua lavoura.

Confira a seguir, o calendário da semeadura dos plantios de verão para 2023/24 e comece a preparar a sua lavoura.

Plantio de verão: confira o calendário da semeadura para 2023/24.

O plantio de verão começa a partir de novembro, e sabemos que é um dos períodos mais importantes para a agricultura, já que a época de cultivo das principais culturas, como soja, milho, feijão, etc. E com isso, pode ser uma das épocas mais lucrativas para os agricultores.

Confira abaixo as datas do início do plantio em cada região:

A seguir, confira o que é plantabilidade e como ela pode ajudar a melhorar a produtividade da sua lavoura.

O que é Plantabilidade?

Conforme explicado por Osmar Conte, um pesquisador da Embrapa, o termo “plantabilidade” refere-se à precisão no momento em que as sementes são plantadas no solo.

Essa precisão é alcançada quando as sementes são distribuídas de maneira uniforme no campo, sendo depositadas com o espaçamento adequado e na profundidade ideal para a semeadura.

Quando esse processo é realizado corretamente, é possível evitar perdas decorrentes de falhas no plantio e da presença de plantas duplas na fileira de semeadura. Portanto, dominar a eliminação desses fatores limitantes é crucial para aumentar a produtividade das culturas, especialmente em lavouras de soja e milho.

Qual a relação entre plantabilidade e produtividade?

Um plantio preciso das sementes é fundamental para estabelecer um contato adequado entre as sementes e o solo, otimizando o processo de germinação.

Além disso, ao garantir a distribuição uniforme das sementes, as plantas podem aproveitar de forma mais eficaz os recursos disponíveis, como água, macro e micronutrientes e luz solar.

Isso, por sua vez, beneficia o crescimento das plantas, já que as folhas mais maduras permanecem por mais tempo na planta, aumentando a capacidade de fotossíntese e, consequentemente, melhorando a formação dos grãos.

Outro aspecto positivo do plantio preciso é que as plantas se tornam mais resistentes a estresses ambientais, reduzindo a probabilidade de acamamento.

Como resultado desse efeito positivo em cascata, a produtividade da lavoura tende a aumentar. No entanto, para realizar esse processo de maneira eficaz, é essencial que o agricultor também compreenda os fatores que influenciam no plantio correto da cultura.

Como melhorar a Plantabilidade?

Para melhorar a plantabilidade e aumentar a produtividade, é essencial observar alguns  aspectos da sua lavoura, como:

  • Utilizar sementes com alto potencial de de germinação;
  • Garantir a uniformidade da semeadura;
  • Fazer o ajuste adequado da plantadeira, utilizando discos compatíveis com as sementes;
  • Investir no sistema de plantio direto, tendo o cuidado para fazer uma boa distribuição de palha;

Conheça o Kit plantio Tornitec da AGROSS

O Kit de Plantio Agross consiste em um conjunto mecânico que permite cortar a palha, distribuir o adubo na profundidade correta e deixa um leito de plantio perfeito para qualquer cultura.

Ele pode ser usado em quase todos os modelos de plantadeiras e suporta o trabalho em qualquer tipo de solo, inclusive os pedregosos. Assim, garante uma solução eficiente para o evitar o envelopamento da semente e o embuchamento da palhada.

Além disso, proporciona uma redução de potência por linha da plantadeira para 8 cv em comparação com o sulcador.

Com o Kit Plantio Tornitec, você promove um maior contato entre o solo e as sementes. Assim, a emergência de plantas nascidas por metro linear é maior, assim como a produtividade da sua lavoura. 

Se você quer melhorar a plantabilidade e aumentar a produtividade na sua lavoura, solicite um orçamento do Kit Plantio Tornitec.

Leia Também

Produtos em Destaque

Kit Plantio Tornitec Agross

Menos trabalho e mais rentabilidade no campo

Vollverini

Descompactador Giratório para Agricultura