(54) 3324-3666
Blog agross
20 de dezembro de 2022

Perspectivas para o agronegócio 2023: desafios, dados e soluções

Veja como manter sua propriedade rural competitiva no mercado.

Falta pouco menos de um mês para o início do ano e, com ele, surgem as principais perspectivas para o agronegócio 2023.

Importante para direcionar profissionais, parceiros e consumidores do segmento, o cenário começa a se formar com projeções positivas de crescimento do PIB em relação a anos anteriores, incentivo à sustentabilidade e avanços tecnológicos.

Neste artigo, vamos apresentar os principais desafios, perspectivas e soluções para 2023. Acompanhe!

Perspectivas para o Agronegócio no Próximo Ano

Atualmente, o Agronegócio é responsável por um terço do PIB nacional.

De 2021 para 2022, o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), previu um crescimento nulo no PIB do setor.

No entanto, esse dado foi reajustado devido às quedas de algumas produções, como a de soja e milho. E, também, devido aos aumentos positivos, como na produção de suínos, bovinos, aves e café.

Para 2023, o mesmo órgão afirma um crescimento de 10,9% no PIB, dando motivos para os profissionais se animarem com as projeções. Assim, podem começar a se planejar para investir em novas tecnologias que os permitam acompanhar essa evolução.

Para obtermos um panorama mais detalhado das perspectivas, vamos considerar os setores produtivos da agricultura e pecuária.

Agricultura

O principal ponto a se considerar no setor da agricultura está relacionado ao cultivo dos grãos, como soja, milho e trigo, que prometem um resultado extremamente positivo para 2023.

De acordo com a primeira estimativa do IBGE, a colheita deve bater recordes na próxima safra.

Alysson Paolinelli, ex-ministro Ministro da Agricultura no Brasil, acredita que esse é o momento do país se reafirmar como protagonista no cenário de segurança alimentar.

Pecuária

O setor da pecuária enfrentava um declínio desde 2020 que, segundo especialistas, deve se reverter a partir de 2023. Muito se deve aos preços elevados encontrados nos mercados.

No entanto, a Coordenadora da Inteligência de Mercado do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Monique Kempa, afirma que, no médio prazo, é possível melhorar o cenário, especialmente pela queda na taxa de desemprego e a retomada da capacidade de consumo do brasileiro.

Além disso, o Brasil deve crescer em produção lado a lado com China e Índia, outros dois grandes players do mercado pecuário.

Soluções para o Agronegócio em 2023

Diante das dificuldades enfrentadas de 2020 para cá, muitos agricultores e pecuaristas já entenderam a necessidade de investir em suas propriedades.

Afinal, só assim conseguem se manter competitivos, atualizados e produtivos, mesmo diante de agentes externos incontroláveis, como citado anteriormente.

Nessa virada de ano, a necessidade desses investimentos se torna ainda mais latente, visto que o setor está com perspectivas extremamente positivas de crescimento.

A abertura para novas máquinas e tecnologias que impulsionam a produtividade rural, por exemplo, é fator crucial para acelerar as produções, sem perder em qualidade.

Desafios do Agronegócio em 2023

Mesmo com toda a força e potência do agronegócio brasileiro, é inevitável pensar no país atuando de maneira isolada. Afinal, o setor é afetado por fatores diversos, tanto internos quanto externos, especialmente porque boa parte da produção é destinada para a exportação.

Assim, os resquícios da pandemia e a continuidade da Guerra na Ucrânia são exemplos de situações que impactam diretamente as atividades de gestão, produção, importação e exportação.

Nesse sentido, também é preciso levar em consideração a mudança do cenário político nacional. Em entrevista recente à revista EXAME, especialistas afirmaram que “esperam que o próximo governo tenha papel central em ajudar o agronegócio a crescer.”

Além disso, outros desafios devem envolver questões logísticas, preços dos insumos e questões ambientais.

Agross do Brasil: Companheira do Agricultor

Somos uma fábrica de máquinas agrícolas inovadoras e nos preocupamos em proporcionar qualidade de vida e tempo aos trabalhadores do campo.

Por isso, nos destacamos no mercado nacional, realizando parceria com diversos produtores rurais, pecuaristas e revendedores.

Estamos preparados para iniciar 2023 lado a lado com você, prontos para enfrentar os desafios do setor e te ajudar a prosperar ainda mais.

Conheça a nossa linha completa de Misturadores para Ração, Kit Plantio e Descompactador Rotativo. Sinta-se à vontade para entrar em contato com a nossa equipe e tirar suas dúvidas ou solicitar um orçamento.

Leia Também

O Vollverini é o primeiro descompactador giratório para agricultura em todo o mundo. Ele permite que a estrutura do solo seja preservada no plantio direto, assegurando a retenção e maior infiltração de água na lavoura por meio dos sulcos desencontrados promovidos pelas hastes curvas.

Após anos de desenvolvimento, os resultados com o Vollverini foram testados e aprovados, não só pela Agross mas pelos clientes que foram beneficiados com essa tecnologia inovadora! Suas 6 hastes paralelas de 45 cm de comprimento são responsáveis por descompactar o solo de baixo para cima.

Quais os principais diferenciais da máquina?

Vamos destacar os 4 principais ganhos com o uso do Vollverini e seus resultados.

Sistema efetivo

Em primeiro lugar queremos ressaltar o trabalho realizado pela máquina através do seu sistema mecânico, promovendo a abertura de sulcos (9/m²) e trincamento do solo (nos entre-sulcos). E além disso, o maior objetivo do Vollverini é manter a estrutura, as bases do solo, para que, quando as chuvas não venham imediatamente depois da passagem da máquina, o trabalho de descompactação não seja comprometido.

Aeração intensa

Outro grande atributo é que a abertura dos sulcos e o trincamento do solo promovem uma intensa aeração (processo que proporciona a melhoria da qualidade do solo). Primeiro, assegurando a liberação das micotoxinas retidas no solo ao longo dos anos devido ao intenso uso de fertilizantes químicos. Ao mesmo tempo, garante a entrada de ar neste solo, o que proporciona a melhora da biota, ou seja, um revigor dos micro-organismos vivos, extremamente importantes para o desenvolvimento das plantas.

Absorção vertical da chuva

Destacamos também que a absorção da água será total durante a queda da chuva devido aos sulcos e trincas em formato vertical. Dessa forma, a água é conduzida para o interior do solo, primeiro: evitando todo e qualquer tipo de erosão; segundo: formando micro reservatórios de água no solo, extremamente importante para os momentos de estresse hídrico, além de estar contribuindo com o processo de descompactação e atração das raízes das plantas devido a umidade mantida nesses locais, proporcionando um melhor desenvolvimento. 

Sistema radicular mais profundo

O quarto e último atributo que enfatizamos é a importância do processo de descompactação equilibrada por sulcos e trincas e manutenção da estrutura do solo, no que tange a facilidade de descida do sistema radicular das plantas. Elas encontrarão um caminho aberto, evitando assim o enovelamento das raízes, ou seja, na impossibilidade de penetração elas apenas circundam, não buscando aqueles micronutrientes que se encontram em camadas mais profundas.

Uma das vantagens percebidas com este processo de formação de um sistema radicular mais profundo, é que quando no final do ciclo vegetativo desta planta, em meio ao solo permanecerão estas raízes, que ao deteriorar-se, manterão ao sulco, muito importante para a melhoria da porosidade do solo, consequentemente continuidade da aeração.

Benefícios de usar o Vollverini

O Vollverini melhora o sistema radicular das plantas e evita erosões, mesmo em terrenos inclinados. Seu uso é ideal para solos compactados por pisoteio de gado (em meio ao plantio de braquiária, gramíneas, cobertura verde e dessecada) e para recuperar pastagens.

  • Ideal para terrenos compactados por pisoteio de gado
  • Mantém a palha em nível superior, garantindo a retenção do solo
  • Assegura a retenção da água na lavoura através dos sulcos desencontrados promovidos pelas hastes curvas
  • Reduz o esforço do trator devido o seu sistema rotativo
  • Evita a erosão do solo
  • Remoção equilibrada do solo, que preserva seu nivelamento e estrutura
  • Possuem pneus de alta flutuação que não danificam o solo enquanto a máquina passa pelo terreno

Características da máquina

Os modelos disponíveis podem variar o tamanho e capacidade de trabalho de acordo com a necessidade do plantio. A largura do plantio do Vollverini pode atender entre 2, 3 ou 4,5 metros, além das variações de 3 metros pró (tandem) e canavieiro. Além disso, também há variação no comprimento da máquina e na  potência requerida.

Faça o download do folheto técnico agora mesmo e compare os modelos para escolher o seu!

Conheça a história de sucesso do Jhonatan

O engenheiro agrônomo Jhonatan Orsolin, de Palmitos, Santa Catarina, testou e comprovou os resultados do Vollverini na sua lavoura. Ele dividiu o terreno em duas partes, onde comparou o trabalho do Vollverini versus um descompactador convencional em linha e os resultados com a máquina Agross foram surpreendentes!

As plantas que cresceram ao lado que o Vollverini trabalhou eram mais altas, robustas e suas raízes eram mais fortes e profundas. 

“Quando entramos no lado em que o Vollverini trabalhou, percebemos que a capilaridade do solo conservada, ajudou muito nos primeiros trinta dias de estiagem. Que foi o que deu toda a diferença. […] Com o Agross, a capilaridade do solo natural fez com que a água subisse e chegasse até as raízes nos primeiros trinta dias, que é a fase mais crítica, em que a planta precisa da água” – Jhonatan Orsolin, Engenheiro Agrônomo.

E aí, gostou da nossa solução em descompactação do solo? Quer tirar suas dúvidas sobre a máquina e saber mais detalhes? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas!

21 de fevereiro de 2024

Produtos em Destaque

Kit Plantio Tornitec Agross

Menos trabalho e mais rentabilidade no campo

Vollverini

Descompactador Giratório para Agricultura