(54) 3324-3666
Blog agross
5 de janeiro de 2024

Desafios plantio direto: entenda como funciona essa técnica e como superar os principais desafios

O plantio direto está cada vez mais popular entre os agricultores que buscam um futuro mais sustentável e produtivo, porém, também há desafios no plantio direto.

Você já se pegou pensando se seria melhor optar pelo sistema de plantio direto ou se pelo modo convencional? Saiba que essa é uma dúvida frequente de muitos produtores rurais, sejam grandes ou pequenos. 

Neste artigo, você vai entender sobre como funciona essa técnica de plantio, qual a sua diferença entre os demais e os principais desafios no plantio direto.

Benefícios e Desafios

O que é o plantio direto?

O plantio direto é uma técnica agrícola que tem transformado a maneira como as culturas são cultivadas. Em contraste com os métodos tradicionais de plantio, que envolvem a aração e o preparo intensivo do solo, o plantio direto se destaca pelo seu enfoque na conservação do solo e dos recursos naturais, minimizando a perturbação do solo e mantendo a cobertura vegetal existente.

Qual a diferença entre o plantio direto em relação aos outros?

A grande diferença do plantio direto em relação a outros métodos, é o seu cuidado com a preservação do solo, na redução da erosão, na melhoria da qualidade do solo e na eficiência do uso da água. 

Ou seja, em vez de revolver o solo, o plantio direto apenas cria uma pequena abertura para a colocação da semente, permitindo que a palha ou os restos de culturas anteriores permaneçam na superfície do solo. Desta forma, cria uma camada protetora que ajuda a reter a umidade, evita o escoamento de água e protege o solo contra a erosão.

Principais desafios

No entanto, também há desafios no plantio direto. Um dos principais é a gestão da cobertura vegetal, uma vez que a presença de palha pode dificultar o estabelecimento de algumas culturas.

Entre os principais desafios, são: 

  • Falta da uniformidade da calagem na lavoura
  • Excesso de palha no solo
  • Baixa profundidade de calagem uniforme em toda a lavoura
  • Pouco enraizamento central, lateral e da raiz pivotante

Além disso, a compactação do solo é uma preocupação, uma vez que a ausência de aração pode levar à compactação em camadas mais profundas.

Embora enfrente desafios específicos, suas vantagens em termos de sustentabilidade, economia de recursos e redução da erosão fazem dele uma prática cada vez mais popular entre os agricultores que buscam um futuro mais sustentável e produtivo para a agricultura.

Além disso, encontrar meios para facilitar o trabalho realizado na lavoura pode ser um desafio, mas o avanço tecnológico e as melhorias em máquinas e equipamentos vem tornando este processo mais próximo ao produtor rural.

A seguir, conheça os benefícios e diferenciais do Kit Plantio Tornitec da Agross, e veja como ele pode contribuir para superar os principais desafios da sua propriedade.

Conheça os benefícios do Kit Plantio Tornitec Agross

O Kit Plantio Tornitec é um conjunto mecânico que conta com incorporador de adubo encostado ao disco, que serve para substituir os atuais sulcadores e discos duplos nas plantadeiras.

Com ele, você garante máxima produtividade nas suas culturas em qualquer tipo de terreno, inclusive nos solos pedregosos.

Este implemento foi desenvolvido para evitar o envelopamento da semente e o embuchamento da palhada. Além disso, ele elimina o problema gerado pelos torrões nos sulcos de plantio, também reduzindo desgastes e a necessidade de manutenções mecânicas.

Para contribuir ao máximo com o rendimento e rentabilidade da sua lavoura, seus principais diferenciais incluem:

  • Mais uniformidade na profundidade das sementes;
  • Maior absorção de água e resistência contra secas
  • Germinação uniforme e sem torrões;
  • Fantástico corte de palhada, inclusive na cana e nas palhadas densas
  • Menor potência do trator e economia de combustível;
  • Demanda reduzida por manutenções.

O Kit Plantio Tornitec pode superar os principais desafios no plantio direto, além de maximizar a rentabilidade da sua lavoura.

 Acesse agora a página do implemento para saber mais e peça o seu orçamento.

Leia Também

O Vollverini é o primeiro descompactador giratório para agricultura em todo o mundo. Ele permite que a estrutura do solo seja preservada no plantio direto, assegurando a retenção e maior infiltração de água na lavoura por meio dos sulcos desencontrados promovidos pelas hastes curvas.

Após anos de desenvolvimento, os resultados com o Vollverini foram testados e aprovados, não só pela Agross mas pelos clientes que foram beneficiados com essa tecnologia inovadora! Suas 6 hastes paralelas de 45 cm de comprimento são responsáveis por descompactar o solo de baixo para cima.

Quais os principais diferenciais da máquina?

Vamos destacar os 4 principais ganhos com o uso do Vollverini e seus resultados.

Sistema efetivo

Em primeiro lugar queremos ressaltar o trabalho realizado pela máquina através do seu sistema mecânico, promovendo a abertura de sulcos (9/m²) e trincamento do solo (nos entre-sulcos). E além disso, o maior objetivo do Vollverini é manter a estrutura, as bases do solo, para que, quando as chuvas não venham imediatamente depois da passagem da máquina, o trabalho de descompactação não seja comprometido.

Aeração intensa

Outro grande atributo é que a abertura dos sulcos e o trincamento do solo promovem uma intensa aeração (processo que proporciona a melhoria da qualidade do solo). Primeiro, assegurando a liberação das micotoxinas retidas no solo ao longo dos anos devido ao intenso uso de fertilizantes químicos. Ao mesmo tempo, garante a entrada de ar neste solo, o que proporciona a melhora da biota, ou seja, um revigor dos micro-organismos vivos, extremamente importantes para o desenvolvimento das plantas.

Absorção vertical da chuva

Destacamos também que a absorção da água será total durante a queda da chuva devido aos sulcos e trincas em formato vertical. Dessa forma, a água é conduzida para o interior do solo, primeiro: evitando todo e qualquer tipo de erosão; segundo: formando micro reservatórios de água no solo, extremamente importante para os momentos de estresse hídrico, além de estar contribuindo com o processo de descompactação e atração das raízes das plantas devido a umidade mantida nesses locais, proporcionando um melhor desenvolvimento. 

Sistema radicular mais profundo

O quarto e último atributo que enfatizamos é a importância do processo de descompactação equilibrada por sulcos e trincas e manutenção da estrutura do solo, no que tange a facilidade de descida do sistema radicular das plantas. Elas encontrarão um caminho aberto, evitando assim o enovelamento das raízes, ou seja, na impossibilidade de penetração elas apenas circundam, não buscando aqueles micronutrientes que se encontram em camadas mais profundas.

Uma das vantagens percebidas com este processo de formação de um sistema radicular mais profundo, é que quando no final do ciclo vegetativo desta planta, em meio ao solo permanecerão estas raízes, que ao deteriorar-se, manterão ao sulco, muito importante para a melhoria da porosidade do solo, consequentemente continuidade da aeração.

Benefícios de usar o Vollverini

O Vollverini melhora o sistema radicular das plantas e evita erosões, mesmo em terrenos inclinados. Seu uso é ideal para solos compactados por pisoteio de gado (em meio ao plantio de braquiária, gramíneas, cobertura verde e dessecada) e para recuperar pastagens.

  • Ideal para terrenos compactados por pisoteio de gado
  • Mantém a palha em nível superior, garantindo a retenção do solo
  • Assegura a retenção da água na lavoura através dos sulcos desencontrados promovidos pelas hastes curvas
  • Reduz o esforço do trator devido o seu sistema rotativo
  • Evita a erosão do solo
  • Remoção equilibrada do solo, que preserva seu nivelamento e estrutura
  • Possuem pneus de alta flutuação que não danificam o solo enquanto a máquina passa pelo terreno

Características da máquina

Os modelos disponíveis podem variar o tamanho e capacidade de trabalho de acordo com a necessidade do plantio. A largura do plantio do Vollverini pode atender entre 2, 3 ou 4,5 metros, além das variações de 3 metros pró (tandem) e canavieiro. Além disso, também há variação no comprimento da máquina e na  potência requerida.

Faça o download do folheto técnico agora mesmo e compare os modelos para escolher o seu!

Conheça a história de sucesso do Jhonatan

O engenheiro agrônomo Jhonatan Orsolin, de Palmitos, Santa Catarina, testou e comprovou os resultados do Vollverini na sua lavoura. Ele dividiu o terreno em duas partes, onde comparou o trabalho do Vollverini versus um descompactador convencional em linha e os resultados com a máquina Agross foram surpreendentes!

As plantas que cresceram ao lado que o Vollverini trabalhou eram mais altas, robustas e suas raízes eram mais fortes e profundas. 

“Quando entramos no lado em que o Vollverini trabalhou, percebemos que a capilaridade do solo conservada, ajudou muito nos primeiros trinta dias de estiagem. Que foi o que deu toda a diferença. […] Com o Agross, a capilaridade do solo natural fez com que a água subisse e chegasse até as raízes nos primeiros trinta dias, que é a fase mais crítica, em que a planta precisa da água” – Jhonatan Orsolin, Engenheiro Agrônomo.

E aí, gostou da nossa solução em descompactação do solo? Quer tirar suas dúvidas sobre a máquina e saber mais detalhes? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas!

21 de fevereiro de 2024

Produtos em Destaque

Kit Plantio Tornitec Agross

Menos trabalho e mais rentabilidade no campo

Vollverini

Descompactador Giratório para Agricultura