(54) 3324-3666
Blog agross
19 de junho de 2023

Bem-estar animal para bovinos: como promover na pecuária leiteira?

Promover o bem-estar animal para bovinos é um cuidado indispensável para todo pecuarista que atua no setor leiteiro. 

Afinal, além de impactar na saúde e na qualidade de vida do gado, prezar pelo conforto do rebanho e pelas condições ambientais adequadas também melhora o padrão do leite e o próprio volume de produção.

Sabendo disso, criamos este artigo para esclarecer os pontos mais importantes que você precisa saber sobre bem-estar animal para bovinos. A seguir, conheça os cuidados essenciais para promovê-lo e entenda melhor sua importância na pecuária leiteira.

Por que o bem-estar animal para bovinos é importante?

Promover o bem-estar animal significa disponibilizar um ambiente confortável e saudável em todas as suas fases de vida. Prevenir o estresse e garantir conforto para o gado é fazê-lo expressar todo seu potencial genético e produtivo. 

Mais que uma questão de mercado, esse cuidado é previsto pela Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Criada pela Liga Internacional dos Direitos dos Animais em 1977, ela foi instituída e assinada por diversos países durante uma Conferência da UNESCO de 1978.

Considerando as previsões do documento, é imprescindível que toda propriedade leiteira ofereça as condições necessárias para que o gado exerça seu comportamento normal.

Nesse sentido, a fim de valorizar o bem-estar animal para bovinos e obter melhores resultados em termos de produtividade, os pecuaristas devem assumir os seguintes compromissos:

  • Planejar e manter instalações adequadas ao conforto do gado
  • Adotar manejos consistentes, voltados à valorização do bem-estar
  • Conhecer e prezar pelo comportamento natural dos animais

Com os cuidados certos, é possível minimizar o estresse no gado. Caso contrário, o mal-estar pode elevar sua taxa de mortalidade e afetar até suas condições de sanidade, favorecendo o surgimento de doenças como a mastite.

Para você ter ideia, vacas estressadas têm piora de até 50% nos índices de reprodução. Além disso, só o estresse térmico as faz comer até 30% menos, gerando uma queda de cerca de 20% na produção de leite. Os dados são do blog Check Milk.

Portanto, se você quer mais segurança e produtividade para o seu rebanho, precisa prezar pelo bem-estar animal para bovinos. Mas afinal, quais são as práticas mais adequadas para isso? Descubra logo abaixo.

Como promover o conforto dos animais na pecuária leiteira?

Como pecuarista, você deve saber que as vacas leiteiras são propensas ao estresse e a problemas de saúde. Por isso, sua criação exige práticas eficientes de bem-estar animal para bovinos.

Para manter seu conforto, prezar pela sua qualidade reprodutiva e, principalmente, garantir uma boa produção de leite, você precisa ater-se às condições de criação. Isso porque, o gado deve estar livre de fatores como:

  • Fome e sede;
  • Dores;
  • Desconfortos;
  • Excesso de calor ou de frio;
  • Medo;
  • Doenças;
  • Entre outros fatores relacionados.

Em primeiro lugar, todos os ambientes devem estar sempre limpos. Dos comedouros aos celeiros, isso aumenta o conforto dos animais e os mantém livres de doenças.

Outro ponto importante é respeitar os comportamentos naturais do gado. Ou seja, ele deve manter suas ordens sociais, desenvolver seu comportamento normal e ter hábitos alimentares regulares.

Lembre-se que a temperatura está entre os requisitos mais importantes em termos de conforto. Por isso, não abra mão do sombreamento por meio de árvores ou locais cobertos.

Nesse sentido, também é essencial investir em ventilação mecânica. Com ela, você controla a temperatura e a umidade do local. Além disso, consegue direcionar os ventos para as regiões do pescoço e cabeça do gado.

Por fim, deixe água limpa e fresca disponível o tempo todo e não abra mão de uma alimentação da mais alta qualidade. A ração deve ser homogênea, balanceada e capaz de atender todas as demandas nutricionais do rebanho.

A Agross sabe que uma boa nutrição é indispensável para o bem-estar animal para bovinos. Se você quer produzir mais e melhor, conheça nossos vagões misturadores Besmix, Nitromix e Turbomix. 

Peça o seu orçamento e descubra como ter os melhores padrões de homogeneidade, precisão e excelência alimentar do mercado!

Leia Também

O Vollverini é o primeiro descompactador giratório para agricultura em todo o mundo. Ele permite que a estrutura do solo seja preservada no plantio direto, assegurando a retenção e maior infiltração de água na lavoura por meio dos sulcos desencontrados promovidos pelas hastes curvas.

Após anos de desenvolvimento, os resultados com o Vollverini foram testados e aprovados, não só pela Agross mas pelos clientes que foram beneficiados com essa tecnologia inovadora! Suas 6 hastes paralelas de 45 cm de comprimento são responsáveis por descompactar o solo de baixo para cima.

Quais os principais diferenciais da máquina?

Vamos destacar os 4 principais ganhos com o uso do Vollverini e seus resultados.

Sistema efetivo

Em primeiro lugar queremos ressaltar o trabalho realizado pela máquina através do seu sistema mecânico, promovendo a abertura de sulcos (9/m²) e trincamento do solo (nos entre-sulcos). E além disso, o maior objetivo do Vollverini é manter a estrutura, as bases do solo, para que, quando as chuvas não venham imediatamente depois da passagem da máquina, o trabalho de descompactação não seja comprometido.

Aeração intensa

Outro grande atributo é que a abertura dos sulcos e o trincamento do solo promovem uma intensa aeração (processo que proporciona a melhoria da qualidade do solo). Primeiro, assegurando a liberação das micotoxinas retidas no solo ao longo dos anos devido ao intenso uso de fertilizantes químicos. Ao mesmo tempo, garante a entrada de ar neste solo, o que proporciona a melhora da biota, ou seja, um revigor dos micro-organismos vivos, extremamente importantes para o desenvolvimento das plantas.

Absorção vertical da chuva

Destacamos também que a absorção da água será total durante a queda da chuva devido aos sulcos e trincas em formato vertical. Dessa forma, a água é conduzida para o interior do solo, primeiro: evitando todo e qualquer tipo de erosão; segundo: formando micro reservatórios de água no solo, extremamente importante para os momentos de estresse hídrico, além de estar contribuindo com o processo de descompactação e atração das raízes das plantas devido a umidade mantida nesses locais, proporcionando um melhor desenvolvimento. 

Sistema radicular mais profundo

O quarto e último atributo que enfatizamos é a importância do processo de descompactação equilibrada por sulcos e trincas e manutenção da estrutura do solo, no que tange a facilidade de descida do sistema radicular das plantas. Elas encontrarão um caminho aberto, evitando assim o enovelamento das raízes, ou seja, na impossibilidade de penetração elas apenas circundam, não buscando aqueles micronutrientes que se encontram em camadas mais profundas.

Uma das vantagens percebidas com este processo de formação de um sistema radicular mais profundo, é que quando no final do ciclo vegetativo desta planta, em meio ao solo permanecerão estas raízes, que ao deteriorar-se, manterão ao sulco, muito importante para a melhoria da porosidade do solo, consequentemente continuidade da aeração.

Benefícios de usar o Vollverini

O Vollverini melhora o sistema radicular das plantas e evita erosões, mesmo em terrenos inclinados. Seu uso é ideal para solos compactados por pisoteio de gado (em meio ao plantio de braquiária, gramíneas, cobertura verde e dessecada) e para recuperar pastagens.

  • Ideal para terrenos compactados por pisoteio de gado
  • Mantém a palha em nível superior, garantindo a retenção do solo
  • Assegura a retenção da água na lavoura através dos sulcos desencontrados promovidos pelas hastes curvas
  • Reduz o esforço do trator devido o seu sistema rotativo
  • Evita a erosão do solo
  • Remoção equilibrada do solo, que preserva seu nivelamento e estrutura
  • Possuem pneus de alta flutuação que não danificam o solo enquanto a máquina passa pelo terreno

Características da máquina

Os modelos disponíveis podem variar o tamanho e capacidade de trabalho de acordo com a necessidade do plantio. A largura do plantio do Vollverini pode atender entre 2, 3 ou 4,5 metros, além das variações de 3 metros pró (tandem) e canavieiro. Além disso, também há variação no comprimento da máquina e na  potência requerida.

Faça o download do folheto técnico agora mesmo e compare os modelos para escolher o seu!

Conheça a história de sucesso do Jhonatan

O engenheiro agrônomo Jhonatan Orsolin, de Palmitos, Santa Catarina, testou e comprovou os resultados do Vollverini na sua lavoura. Ele dividiu o terreno em duas partes, onde comparou o trabalho do Vollverini versus um descompactador convencional em linha e os resultados com a máquina Agross foram surpreendentes!

As plantas que cresceram ao lado que o Vollverini trabalhou eram mais altas, robustas e suas raízes eram mais fortes e profundas. 

“Quando entramos no lado em que o Vollverini trabalhou, percebemos que a capilaridade do solo conservada, ajudou muito nos primeiros trinta dias de estiagem. Que foi o que deu toda a diferença. […] Com o Agross, a capilaridade do solo natural fez com que a água subisse e chegasse até as raízes nos primeiros trinta dias, que é a fase mais crítica, em que a planta precisa da água” – Jhonatan Orsolin, Engenheiro Agrônomo.

E aí, gostou da nossa solução em descompactação do solo? Quer tirar suas dúvidas sobre a máquina e saber mais detalhes? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas!

21 de fevereiro de 2024

Produtos em Destaque

Kit Plantio Tornitec Agross

Menos trabalho e mais rentabilidade no campo

Vollverini

Descompactador Giratório para Agricultura