A silagem, ou ensilagem, é uma prática eficiente e econômica para a alimentação do gado. Aliás, a boa notícia é que ela vem ganhando cada vez mais espaço em propriedades rurais.
Além de ração, alimentar o rebanho com a forragem fermentada ajuda o pecuarista a reduzir custos na produção de leite.
Afinal, a alimentação com volumosos, ou seja, compostos com nível de fibra igual ou superior a 18% (fenos, palhadas, cascas de grãos, silagens e pastagens) fornecem nutrientes e ainda são mais econômicos que os concentrados (farelo de soja, arroz ou milho).
Além disso, são essenciais para o bom funcionamento do aparelho digestivo dos animais.
Se você está em busca de reduzir os custos da sua propriedade, sem perder a qualidade da produção e, para isso, quer entender o que é silagem e qual o passo a passo para produzi-la, acompanhe esse artigo conosco.
O que é silagem?
A silagem resulta do processo de fermentação controlada da forragem. Esse processo reduz o pH, conserva o composto e evita a proliferação de bactérias.
Assim, você pode armazenar a forragem por um período mais longo, mantendo seu valor nutricional.
Nesse sentido, é importante ressaltar que o processo não aumenta o valor nutricional do material. Por isso, ele já deve ter qualidade antes mesmo da ensilagem.
Silagem: passo a passo para produzi-la
Como a silagem resulta da fermentação de materiais como fenos, palhadas, cascas de grãos e pastagens, o primeiro passo é plantar esses compostos.
Para isso, o agropecuarista deve reservar um espaço da sua propriedade, escolher a cultura que irá produzir e iniciar o preparo do solo.
Escolha uma cultura que seja:
- Rica em nutrientes
- Adequada para os animais
- Com um ótimo custo-benefício
A etapa seguinte é a da colheita, que é fundamental para um resultado satisfatório da silagem. Afinal, o material não pode ser retirado muito seco e nem muito úmido.
Em seguida, é preciso distribuir os compostos no silo e compactá-lo.
Além disso, a vedação é outro ponto-chave para garantir a anaerobiose e evitar a deterioração da forragem.
Linha Turbomix: vantagens da desensiladeira e misturadora
Após o processo completo de silagem, que deixa o material compactado, é indispensável descompactá-lo e mistura-lo com os concentrados.
Para realizar esse processo, o pecuarista pode contar com a Linha Turbomix da Agross do Brasil, equipamentos completos que funcionam acoplados no trator.
Além de desensilar, o Turbomix também conta com um vagão para misturar os compostos com a ração.
Com ele, qualquer tipo de volumoso é picado e misturado de forma simples e eficiente, não importando a dureza da fibra da forragem.
Seu mexedor interno é desenvolvido para proporcionar uma mistura homogênea sem danificar o tamanho da partícula.
Por fim, os equipamentos Turbomix distribuem as misturas nos cochos de maneira homogênea, sem desperdícios ou excessos.
Agora que você já sabe o que é silagem e conhece o equipamento perfeito para facilitar o seu trabalho, entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento do seu equipamento Turbomix.