(54) 3324-3666
Blog agross
15 de março de 2023

Como distribuir a silagem para gado em confinamento de maneira homogênea?

Muito utilizada como alternativa nutricional em períodos de seca, a silagem para gado também é excelente para otimizar a produtividade de rebanhos em confinamento. 

Contudo, seu manejo exige conhecimento e planejamento para que os resultados desejados sejam atingidos.

Se você quer conhecer o tipo ideal de silagem para gado confinado e como utilizá-lo da melhor maneira, veio ao lugar certo. 

A seguir, veja os detalhes mais importantes para aproveitar os benefícios dessa opção alimentar na sua propriedade!

O que é silagem para gado exatamente?

Caso você ainda não saiba, a silagem consiste em um composto alimentar para animais de criação. Ela geralmente é composta por material verde vegetal, que é submetido a um processo de fermentação e acidificação.

Sua função é garantir o equilíbrio e a qualidade nutricional. Isso porque, quando manejado da maneira correta, fornece todos os nutrientes necessários para preservar a saúde do gado e para garantir os níveis esperados de engorda.

Como citamos, a silagem é muito utilizada em períodos de seca, quando os pastos são escassos. Entretanto, ela possui destaque especial como estratégia produtiva para rebanhos de confinamento.

O motivo é que a silagem para gado é uma maneira prática de alimentar lotes numerosos, de forma mais viável e com maior controle nutricional, para que os animais atinjam os requisitos produtivos planejados. Em geral, a quantidade disponibilizada diariamente é a seguinte:

  • Gado em engorda: cerca de 3% do peso vivo do animal;
  • Touros: cerca de 1,5% do peso vivo;
  • Vacas leiteiras: cerca de 3% do peso vivo ou até 20 kg/cabeça;
  • Bezerros e novilhas: 5 a 6 kg;
  • Vacas Secas: 9 a 15 kg/cabeça;

Normalmente, o produto é feito de milho. Contudo, quando o grão está com valor de mercado muito elevado, o capim também é bastante utilizado. Outros insumos comuns são o sorgo e a cana-de-açúcar. 

Qual tipo ideal de silagem para gado em confinamento?

Conforme também já mencionamos, o confinamento é uma maneira extremamente eficaz de potencializar a produtividade do gado. Afinal, ele permite criar mais animais em menos hectares e promover um controle mais preciso sobre sua nutrição.

Nesse contexto, a silagem para gado se destaca não só pela sua qualidade nutricional, mas também por ser financeiramente sustentável na propriedade. Contudo, é essencial prezar pelo tipo ideal para rebanhos confinados.

Dito isso, a silagem de milho se destaca como a melhor opção para o gado confinado, porque o grão possui alto valor energético e otimiza a engorda. Além disso, ele é mais palatável, o que aumenta sua aceitação entre os animais.

Por fim, o milho ensilado oferece um dos melhores custos-benefícios, já que pode custar cerca de R$ 70 a tonelada. Portanto, trata-se de uma alternativa que certamente deve ser priorizada. 

Como fazer o processo de silagem da melhor maneira?

silagem para o gado - agross do brasil

Uma boa silagem para gado é aquela que possui alto valor energético, boa digestibilidade para os animais, além de qualidade dos silos. O bom aproveitamento da planta também é importante, pois facilita a colheita.

Todos esses atributos devem ser observados, para que o produtor do alimento realize a colheita da planta no ponto ideal. Caso você adquira o insumo pronto, procure certificar-se de que esses diferenciais são priorizados.

Nesse sentido, procure observar as especificações antes de produzir ou adquirir silagem de milho para os animais confinados. O ideal é que a planta tenha um teor de 34% a 37% de matéria seca quando colhida.

Somado a isso, uma silagem de milho rica em calorias e de alta digestibilidade possui 67% de espigas, 18% de colmo e 15% de folhas. Como a espiga é a parte mais importante da planta, ela deve ter cerca de 74% de grãos, 15% de sabugo e 11% de palha.

Ao produzir o alimento na sua propriedade, você garante mais qualidade e flexibilidade ao oferecer silagem para gado.

A Agross é referência no assunto e tem equipamentos exclusivos para tornar a alimentação do gado mais prática e viável. Conheça a Linha Bestmix!

Leia Também

O Bestmix é o vagão horizontal utilizado para misturar a ração do gado e servir no cocho. Quando você acopla o Bestmix a um trator (que pode ser de pequeno ou médio porte), é capaz de nutrir seu rebanho com a mistura mais homogênea e rica em minerais, melhorando a saúde do gado..

Sabemos que o dia do pecuarista é cheio de trabalho na fazenda, por isso que o Bestmix é o equipamento ideal para aguentar a lida e facilitar as funções na hora do trato do rebanho. Veja 6 benefícios de comprar uma Bestmix:

Bestmix é nutrição com precisão

  1. Seu tandem com suspensão de feixe de mola e pneus de alta flutuação, permitem que o Bestmix trabalhe continuamente durante o dia sem nenhum tipo de problema.
  2. A bica magnética garante que não caia nenhum tipo de material estranho (como parafusos ou arames) junto com a ração na hora de servir o cocho.
  3. O cabeçalho único facilita as manobras do vagão.
  4. As engrenagens são de 1045 e as correntes são Daido, a melhor marca de correntes do mercado e são prontas para suportar o trabalho pesado.
  5. O rotor de alto rendimento garante uma mistura homogênea em no máximo 4 minutos.
  6. A precisão do vagão faz com que a fibra do milho permaneça intacta. É isso mesmo, o seu misturador não pica a fibra do milho!

Além dessas vantagens, a Bestmix opera de forma simplificada, dá baixa manutenção e oferece flexibilidade para diferentes volumosos. Veja os seus diferenciais em relação a outras máquinas:

  • Garantia de uma alimentação sempre balanceada e adequada
  • Células de cargas montadas entre o chassi e câmara de mistura
  • Balança eletrônica programável de série (opcional)
  • Misturador interno com o exclusivo sistema Soft Start nas pás
  • Maior precisão na pesagem, graças à balança com quatro células de carga

Confira o que a Bestmix é capaz de fazer

A história na propriedade da Agropecuária Sol Nascente mostra que a Bestmix foi desenvolvida principalmente para cuidar da família produtora rural brasileira!

“O tempo é uma coisa importante para a gente. Em poucos minutos ele (Bestmix) faz uma mistura homogênea conforme realmente o animal precisa. E a agilidade, tempo e tamanho são muito importantes para a gente.” – Nelson Kussler, proprietário da Agropecuária Sol Nascente.

O vagão Bestmix pode ter variação de tamanho e potência, de acordo com as suas necessidades e o trabalho que irá desempenhar. E seu exclusivo sistema de mistura consegue trabalhar com vários tipos de volumosos, entregando sempre uma mistura homogênea em menor tempo.

Quer saber mais sobre as características técnicas e especificações da Bestmix? Acesse o nosso site e baixe o catálogo agora mesmo!

21 de fevereiro de 2024

Produtos em Destaque

Kit Plantio Tornitec Agross

Menos trabalho e mais rentabilidade no campo

Vollverini

Descompactador Giratório para Agricultura